Câmara Municipal de São Francisco do Conde - Bahia Vacina contra a Covid-19: veja perguntas e respostas - Notícias - Câmara Municipal de São Francisco do Conde - Bahia

Vacina contra a Covid-19: veja perguntas e respostas

13/01/2021 13h20

Fonte: https://g1.globo.com/bemestar/vacina/noticia/2021/01/12/vacina-contra-a-covid-19-veja-perguntas-e-respostas.ghtml

Vacina contra a Covid-19: veja perguntas e respostas

1 - O Brasil já aprovou o uso de alguma vacina?

Atualmente, a Anvisa analisa dois pedidos de uso emergencial no país, feitos na última sexta (8):

• da Fiocruz, para a vacina desenvolvida pelo laboratório AstraZeneca e pela Universidade de Oxford;
  • e do Instituto Butantan, para a vacina Coronavac, em parceria com o laboratório Sinovac.

A autorização de uso emergencial é temporária, vale apenas para o período de pandemia e até a vacina receber o registro definitivo. O uso, nesse caso, é destinado apenas para o público previamente definido e testado nos estudos.

Além disso, as farmacêuticas Pfizer e BioNTech e Janssen e Johnson & Johnson também realizam testes no país. De acordo com a Anvisa, a Pfizer já apresentou dados primários de eficácia e segurança da fase 3 de testes, mas ainda faltam documentos complementares. Já a Janssen ainda não entregou dados da fase 3.

2 - Quando a vacinação vai começar?

O plano nacional de vacinação apresentado pelo governo em dezembro não estabeleceu data para o início da vacinação, mas a estimativa do Ministério da Saúde é que a vacinação comece entre 20 de janeiro e 10 de fevereiro.

A vacinação só pode ocorrer após a liberação, pela Anvisa, de uso emergencial ou registro para as candidatas. Segundo o ministério, 254 milhões de doses da Fiocruz e 100 milhões de doses do Butantan já foram negociadas.

Materia na integra em:https://g1.globo.com/bemestar/vacina/noticia/2021/01/12/vacina-contra-a-covid-19-veja-perguntas-e-respostas.ghtml