18/02/2021 17h25
Fonte: https://g1.globo.com/bemestar/vacina/noticia/2021/02/18/vacinacao-contra-a-covid-como-saber-se-a-dose-foi-aplicada-posso-filmar-veja-passo-a-passo.ghtml
1. Como vou saber se a vacina foi aplicada?
Preste atenção ao êmbolo (parte do meio da seringa, que "empurra" o líquido).
A enfermeira epidemiologista Ethel Maciel, que também é professora titular da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), explica o processo. "Quando você administra a vacina, primeiro aspira para ver se não pegou nenhum vaso sanguíneo, para ver se não vem nenhum sangue. Depois você aperta o êmbolo, que é a parte do meio da seringa, para poder administrar o conteúdo", afirma.
"A recomendação é prestar atenção se foi administrado o conteúdo da seringa que contém a vacina", aconselha a professora.
2. Posso pedir para ver a seringa?
Pode. "O paciente tem direito de ver o que está sendo feito, de ter todas as informações relevantes do procedimento a que está sendo submetido", diz Daniel Dourado.
"Geralmete o técnico já mostra a validade, a ampola, a marca, o lote, tira a ampola para ver que está tirando da caixa. Em campanha grande acaba não sendo observado", explica.
3. Posso filmar a aplicação da vacina?
Pode, desde que não mostre o profissional de saúde se ele não quiser aparecer. E, claro, desde que o paciente queira ser filmado, explica Daniel Dourado.
"Pode filmar sem mostrar, sem identificar o profissional de saúde. Não tem impedimento, as pessoas podem fazer isso", afirma.
"A gente não tem autorização a não ser que peça à pessoa se ela se importa de ser filmada. Você pode pedir pra gravar, informa à pessoa que você vai filmar – e que você está filmando só o procedimento, não a pessoa", explica Ethel Maciel.
4. O profissional precisa usar luva para aplicar a vacina?
Não precisa usar luva. Para esse procedimento da vacina, internacionalmente, não precisa. Você não está trabalhando com nenhuma secreção, só está administrando um imunobiológico", diz Ethel Maciel.
5. Quem está aplicando a vacina precisa usar máscaras N95/PFF2 ou proteção facial? E quem recebe?
As máscaras do tipo N95/PFF2 são as usadas para evitar a contaminação pelo coronavírus por meio de aerossóis. Elas já são recomendadas para uso no dia a dia por cidadãos em alguns países europeus, como a Alemanha.
6. É necessário quem está aplicando usar óculos de proteção facial?
"Se o local for fechado, sem circulação de ar, é indicado, sim. Ou o face shield [proteção de acrílico], que tem sido mais utilizado pelos profissionais de saúde. Lembrando que é máscara e o face shield – o face shield não substitui [a máscara], é só uma proteção dos olhos", lembra Ethel Maciel.
7. Por que alguns profissionais apertam o braço da pessoa que vai ser vacinada antes de aplicar?
"Como a injeção é intramuscular, algumas pessoas, na hora de administrar, localizam o músculo. Não é obrigatório, é só uma forma de se certificar que você está pegando a camada muscular da pessoa", diz a professora da Ufes.
"Principalmente em idosos, às vezes é mais difícil [localizar o músculo], porque, como tem uma perda muscular grande, fica um pouco difícil de a gente localizar. Então não faz parte da técnica, mas não está errado. Você pode fazer como pode não fazer", acrescenta.
Hoje 08/03, é o Dia Internacional da Mulher e a Câmara Municipal de Vereadores de São Francisco do Conde, através das vereadoras Daoana Salles (PP), Domingas do Sacramento (DEM), Lorena Gonçalves (PSB), Renilza Melo (PSB), Rosangela Valentim (DEM) e Sônia Batista (PP), homenageia todas as mulheres franciscanas por esse dia tão representativo para o Brasil e diversos países.“Me sinto...
O Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Luís Carlos Dantas (Luís de Campinas), unido aos demais vereadores, buscou resposta junto a Prefeitura, sobre quais seriam as medidas adotadas para atender aos questionamentos dos universitários do município.Após esse encontro, ontem, 03 de março, a Secretaria da Educação lançou o EDITAL para processo de atualização cadastral dos...
A Câmara Municipal de São Francisco do Conde prorroga por mais três dias a suspensão do expediente presencial, considerando o decreto estadual nº 20.260/2021, o qual institui restrições aos municípios, como medida de enfrentamento ao novo coronavírus, causador da Covid-19. Portanto a suspensão se refere aos dias 03, 04 e 05 de março 2021. A Câmara solicita à população...
Encontre-nos:
Telefones: